
Apresentação. Falar em público. Discursar. Quem já não suou frio nessa hora? Ou não se emocionou assistindo alguém no TED, ou o saudoso Steve Jobs?
Geralmente as empresas preservam seus estagiários das apresentações, deixam ficar mais maduros, mas nem sempre é assim. Eu mesmo gosto de já colocar no fogo logo de cara, pois não é a qualidade que avalio no início, mas sim a persistência de fazer algo novo e fora da zona conforto 🙂
Nesse post vou falar sobre um belíssimo livro sobre Pitch de negócios, talvez um pouco avançado, mas o livro é simplesmente maravilhoso. Mas antes disso, eu vou quebrar um pouco o protocolo e passar algumas dicas de como eu faço apresentações, e também das melhores práticas que vejo em grandes apresentadores.
Tenha tudo sob controle!
O mais importante para fazer uma boa apresentação é ter tudo sob controle. Nada de chegar com um PPT sem saber o conteúdo. Sem saber o público então, nem se fala.
Saiba exatamente do que vai falar. Todos os pontos, qual a mensagem principal e as secundárias, o que você quer que as pessoas saiam da sala sabendo. Imagina se você baseia todo o seu conteúdo em um PPT, e chega na hora da apresentação e acaba a energia? Vai ficar mudo? Vai adiar?
Treine com antecedência, use alguém de confiança para fazer ensaios e correções. Se possível até grave a apresentação e assista para ver os erros, aonde você pode melhorar, detalhes de postura, etc.
Entenda para quem você está entregando a mensagem. O que as pessoas querem ouvir? Quais são os motivadores para estar na sua apresentação? Quem são os principais recebedores e os principais influenciadores? Quais as características deles?
Visite o local da apresentação antes: vai precisar de material de apoio (flipcharts, Datashow, internet)? É uma sala ou um auditório? Como é a iluminação e a acústica?
Use truques!
Organize a sua apresentação no esquema “Hook – Body – Wrap”, ou seja, tenha um bom gancho pra começar, que traga a audiência para você. Só então mova com o conteúdo e, no final, finalize sintetizando e remetendo àquele gancho do início. Não tem erro.
Não use siglas, palavras em outra língua, jargões da sua empresa, termos técnicos. Você sabe de tudo isso, mas seu público não. Simplifique seu linguajar.
Tire as muletas da frente. Não segure nada nas mãos, nem as coloque no bolso. Saia da “posição de cavalo” onde você se apoia em uma perna ou em outra. Finque os dois pés no chão, joelhos relaxados, costas eretas.
Respire fundo!
Respire fundo antes de entrar na apresentação, para te colocar em um estudo mais tranquilo e mais conectado consigo mesmo. Se seguiu todos os passos acima, a probabilidade de “dar branco” é bem baixa. Fale do que você sabe, de coração, e todos vão te ouvir!
E o livro?
Ah sim, já ia falar do livro! Oren Klaff é um negociador profissional, trabalha para levantar fundos para clientes. Ele tem vasta experiência em apresentações, e resolveu juntar em seu livro uma metodologia criada por ele mesmo durante anos. Ele basicamente trabalha com frames entre as pessoas, e a cada interação que você tiver existe a necessidade de entender em qual frame o público está, em qual você quer se colocar, entender este conflito e resolvê-lo, a seu favor.
A Frame is the instrument you use to package your power, authority, strength, information and status.

Mas não é só no Frame que fica Pitch Anything: An Innovative Method for Presenting, Persuading, and Winning the Deal. Ele constrói um método, mas também dá diversos exemplos de colisões de frames, dá dicas preciosas para a hora da apresentação e de como trabalhar com tensão e emoções, como colocar uma proposta à mesa e como negociar.
As businesspeople, we come together to find solutions to problems – not to admire problems that have already been solved for us. If you don’t have a series of challenges for the target to over-come – with pushes and pulls and tension loops – then you don’t have a pitch narrative.
O livro é definitivamente um bem para qualquer pessoal que trabalha com apresentações e negociações. Vale ser lido e revisto ao longo do tempo, e praticar cada dica.
Minha avaliação:
Facilidade de leitura: Médio
Tamanho: Médio
Aplicabilidade: Alto
Infelizmente não está disponível em português, porém tem versões físicas, digitais e em áudio, sendo fácil de achar.
O tema é maravilhoso e eu adoro dicas sobre apresentação e storytelling. Já estão na pilha da antibiblioteca:
What Great Salespeople Do: The Science of Selling Through Emotional Connection and the Power of Story
de Michael Bosworth
Storytelling at Work: How Moments of Truth on the Job Reveal the Real Business of Life (English Edition)
de Mitch Ditkoff
Pronto para a próxima apresentação? Me conta como foi nos comentários, ou nas redes sociais!



