12 livros para 12 meses de estágio – Mês 2 – Meu Primeiro Salário

Padrão

 

gran_crisis

Começamos uma série sobre 12 livros para 12 meses de estágio, e no primeiro episódio falamos sobre o início do estágio. Nesse segundo episódio, quero encarar rapidamente um tema que, a longo prazo, pode ser o diferencial para nossa vida: o que fazer com o dinheiro!

Normalmente o estágio é nossa primeira fonte de renda, e quando começamos a sentir a independência financeira chegando. Nada mais de pedir dinheiro emprestado, depender de uma contribuição “paitrocinada” (vulga mesada) ou de pequenas rendas com bicos. Agora temos um salário, algo que nos pagam pelo esforço que colocamos no dia-a-dia.

Mas antes de começarmos a gastar, temos que nos precaver e nos planejar. E o primeiro problema já está aí: o nosso sistema educacional, bem como nosso aprendizado de vida, não contempla educação financeira. Não temos uma aula sobre como criar um orçamento, como investir, as diferenças dos mercados, e tantos outros assuntos que serão fundamentais para nosso sucesso financeiro ao longo de nossa vida. E aqui eu desafio cada um de vocês: tornem a educação financeira prioridade número 1!

Estou falando de estudar, ler, entender e desenvolver a inteligência financeira. Segundo Robert Kyiosaki, precisamos ter as habilidades financeiras corretas, para tomar as decisões assertivas e fazer nosso patrimônio crescer.

Kyiosaki é bastante famoso pela série de livros Pai Rico, Pai Pobre, e hoje vou tratar de um deles, Pai Rico – Desenvolva sua Inteligência Financeira

Pai Rico

Ele cria uma metodologia de 5 medições sobre nossa inteligência financeira, e nos mostra para que servem e como progredir em cada uma delas: Fazer mais dinheiro, Proteger seu dinheiro, Controlar o orçamento, Alavancar seu dinheiro e Melhorar suas informações financeiras. E inicia com uma lição básica: temos que aprender sobre finanças resolvendo nossos problemas financeiros!

Inteligência não é memorizar velhas respostas e evitar erros – um comportamento que nossas escolas definem como inteligente. A verdadeira inteligência envolve aprender a resolver problemas e qualificar-se para resolver problemas ainda maiores. A verdadeira inteligência é sobre a alegria de aprender, e não sobre o medo de fracassar.

Sobre proteção e orçamento, ele nos dá lições preciosas em termos de impostos, taxas e quem quer nosso dinheiro. Também nos lembra que um orçamento bem feito não foca necessariamente em gastar menos do que recebemos, ou reduzir custos, mas sim em criar novas fontes de rendas, e investir em nós mesmos, algo que geralmente fica relegado à ultima prioridade. A pergunta que ele faz: por que você deve pagar a todos os outros antes de a si mesmo?

Muitas pessoas não pagam a si mesmas primeiro porque ninguém grita com elas. Ninguém contrata um cobrador para bater à porta a fim de cobrar de si próprio. Em outras palavras, não colocamos pressão sobre nós mesmos se não pagarmos a nós mesmos.

Ele também trata sobre um tema necessário para a riqueza, a alavancagem: como fazer mais dinheiro contando com dinheiro dos outros. E nos trás a chave para a redução de riscos: controle sobre as variáveis. Ter o controle é saber com quem está se relacionando (parceiros, sócios), ter um bom financiamento e um bom gerenciamento.

Finalmente, ele trás a informação para a mesa. E nos tempos atuais, temos muita informação, mas pouca inteligência aplicada, gerando uma quantidade de ruído enorme! Para tomarmos as decisões financeiras corretas temos que nos basear em informações, dados e inteligência, e não em opiniões próprias ou de terceiros.

O livro é direto ao ponto, tem exemplos práticos e a linguagem é bem simples. Ele usa muitos exemplos pessoais, o que não me agrada tanto, porém vai do gosto de cada um 🙂

Minha avaliação:
Facilidade de leitura: Alto
Tamanho: Pequeno
Aplicabilidade: Médio

Está disponível em português, versões físicas, digitais e em áudio, tranquilo de achar.

E falando em dinheiro, já investi na minha antibiblioteca:
Get Rich Carefully, de James J. Cramer
The Buy Side, de Turney Duff

Boa Leitura! E quando terminar vamos conversar sobre o que achou! Comente aqui ou nas redes sociais!

Um comentário sobre “12 livros para 12 meses de estágio – Mês 2 – Meu Primeiro Salário

  1. Avatar de Daniel Daniel

    Sensacional.. li o clássico Pai Rico, Pai Pobre e a sensação foi de que apesar de não ter ali nenhum conceito super inovador ou aprofundado, ele conseguiu me dar o mindset e a motivação pra pensar na educação financeira e começar a investir… hoje adoro o tema e segui estudando, mas tudo começou com esse livro.. muito bom mesmo para iniciar!

    Curtir

Deixe um comentário