Liderança – Paciência ou Paixão?

Padrão

challenge-1316103Sou apaixonado por esporte. Assisto, pratico, comento, vivo.

Sou apaixonado por liderança. Leio, pratico, sigo, realizo.

Esporte e liderança, no mesmo livro? Me surpreendeu, muito!

Eu comecei a ler o livro Guardiola Confidencial esperando ver muito de futebol. Informações de bastidores, fofocas, brigas, preleições, etc. Quão errado eu estava. Martí Perarnau passou um ano convivendo dentro do Bayern de Munique (o primeiro de Guardiola lá), dissecando os métodos de treinamento, as interações com os jogadores, a imprensa e a diretoria, seus assistentes e jogos, tentando entender como esse super técnico conseguiu resultados tão bons em pouquíssimo tempo, como conseguiu encantar o mundo com um time imbatível no Barcelona. E descobriu algo muito maior do que o jogo.

Guardiola é, acima de tudo, um estrategista. Ele conhece o jogo como poucos, e constrói métodos sem precedentes para passar o que precisa aos jogadores. Tem um calendário já estabelecido de tudo o que vai passar aos jogadores, e incrementalmente o faz durante o ano, treino após treino.
3d_guardiola_v2

O Técnico nos explica três de seus conceitos fundamentais de jogo: a linha defensiva, os quinze passes iniciais e o cuidado com os jogadores livres.

Temos que construir as vitórias do zero, porque o mais difícil não é vencer, mas continuar vencendo depois de já ter vencido, porque todos supõem que você vai voltar a vencer.

Martí também vai a fundo nas dúvidas, incertezas, momentos difíceis e reflexões de Pep. Desde sua decisão em voltar ao futebol, e em qual clube, até a como montar uma escalação, o que dizer aos comandados, como atacar o adversário. Ele o define como obsessivo, competitivo, perfeccionista, pedagógico, apaixonado, enérgico e curioso.

Ele se prepara e está sempre preparado. É próximo e distante, inovador, frio, passional. É extremamente exigente – mais consigo mesmo que com os demais. Autocrítico insatisfeito. Eternamente insatisfeito. Pragmático, simples, irritável. Pep é mecânico. Persistente, esforçado e trabalhador até o limite. É entusiasta e sentimental até a lágrima. Inconformista. É impulsivo e reflexivo às vezes. É maníaco, supersticioso e racional, muito racional. E sempre duvida. Duvida de tudo.

E dentro de todas essas características, a que mais me impressionou foi o seu sendo do presente. Do hoje. Ele está se planejando, claro, porém sempre pensando no imediato próximo passo. O que dizer a um atleta, qual resposta dar em uma coletiva. Que treino fará amanhã, que tornará o seu time melhor. Não em relação aos adversários, mas sim a eles mesmos. Como buscar sempre a excelência.

Excelência! O que é isso? A excelência é uma ilusão. Você pode busca-la o quanto quiser, mas ela só aparece de vez em quando. Porém, é verdade: precisamos estar por perto para o caso de ela aparecer.

Minha avaliação:
Facilidade de leitura: Alto
Tamanho: Pequeno
Aplicabilidade: Médio

O livro está disponível em diversas línguas, inclusive português, em meios digitais e físicos.

Eu adoro esporte, e minha pilha de livros aumentou depois do Guardiola:

Giba Neles!, de Luiz Paulo Montes
Segundo Tempo. De Ídolo a Mito, de Odir Cunha

Curtiu? Fez um golaço? Me conta nas redes sociais ou deixa um comentário. Quer uma resenha de um livro que gosta? Deixa um recado que te respondo!

Deixe um comentário