12 Livros para 12 Meses de Estágio – Mês 10 – Quero ser Vendedor!

Padrão

notes-on-wood-2-1315485

Queridos leitores, mais uma vez me perdoem pela ausência. Estamos de volta!

E retomando nosso ciclo de 12 livros para 12 meses de estágio. Faltam apenas 3 meses, e eu espero estar ajudando na sua carreira e na sua evolução profissional!

Chegou a hora de puxar a sardinha pra minha profissão atual, rs. Muitos aqui vão chegar no final do ano de estágio e dizer: Quero ser vendedor! Mas vejam bem: Todos somos vendedores. O tempo todo. Estamos vendendo um projeto, uma promoção, nossa solução, nosso “mojo”, tudo.

Vender é uma arte diária.

Existem diversas metodologias de vendas, cada empresa adapta uma delas a suas particularidades. Funil de vendas, venda consultiva, perguntas, venda de solução. Mas existe uma que que acredito ser a mais concisa e direta metodologia de vendas hoje: Desafiar. Ser um vendedor que ensina algo, sempre. Que desafia o comprador a pensar, sair da zona de conforto, e acreditar que tem um problema a ser resolvido que vai trazer benefícios.

A Venda Desafiadora, de Matthew Dixon é um livro de processo, com esse conceito bem definido e claro. Ele trás o passo a passo de uma venda desafiadora, ferramentas para se preparar e exemplos de grandes empresas que implementaram o método.

O segredo está em desafiar o cliente trazendo à mesa algo novo, que ele não saiba, sobre o seu negócio e, então, criar uma tensão positiva. E muito importante, não trazer a tona logo de cara a sua solução.

bestsell-bookPesquisas de clientes mostram consistentemente que eles dão maior valor para os vendedores que os fazem pensar, que trazem novas idéias, que encontram formas criativas e inovadoras de ajudar o negócio dos clientes.

Além do destaque para o lado do vendedor, Dixon também apresenta soluções para as empresas e os diretores de vendas. Como contratar um bom vendedor? O que a empresa precisa fazer e disponibilizar para que o processo da venda desafiadora se concretize? São questões analisadas no livro, pois deixar o “problema” da venda apenas na mão da linha de frente não é a melhor solução.

 A fidelidade de um cliente (…) não está no produto que você vende, mas sim em como você vende.

Minha avaliação:
Facilidade de leitura: Médio
Tamanho: Médio
Aplicabilidade: Médio

Está disponível em português (bem como em outras línguas), inclusive o livro físico que é bem fácil de achar nas principais livrarias, além claro do digital.

Minha antibiblioteca continua crescendo:
Consumption Economics: The New Rules of Tech, de J.B. Wood

Nonviolent Communication: A Language of Life, de Marshall B. Rosenberg

Comente, curta, retuíte. Quero saber sua opinião!

O Progresso

Padrão

“The reasonable man adapts himself to the world; the unreasonable one persists in trying to adapt the world to himself. Therefore all progress depends on the unreasonable man”

– George Bernard Shaw

Sobre Motivação

Padrão

“The problem with making an extrinsic reward the only destination that matters is that some people will choose the quickest route there, even if it means taking the low road. Indeed, most of the scandals and misbehavior that have seemed endemic to modern life involve shortcuts.”

– Daniel Pink, Drive